Enquanto as estações mudam e o clima varia, uma coisa permanece constante para muitos: as alergias. Seja qual for a época do ano, lidar com os sintomas das alergias pode ser uma batalha constante. Mas e se a solução para seus problemas alérgicos estiver mais perto do que você imagina? Independentemente da estação lá fora, a chave para aliviar suas alergias pode estar dentro de sua própria casa: limpeza da forma correta.
A maneira como a casa é limpa tem um impacto significativo na quantidade de substâncias que desencadeiam crises de rinite, sinusite, asma, conjuntivite e dermatite alérgica. Por exemplo, varrer e espanar móveis é um péssimo hábito de limpeza que as pessoas não sabem e insistem em manter acreditando que está resolvendo a questão da limpeza.
Já pensou se a coceira, espirros e coriza estão sendo desencadeados porque ácaros, poeira, mofo e pelos de animais estão fazendo a festa na sua casa?
Segundo a Personal Organizer Morgana Moraes, não é necessário limpar a casa exageradamente, mas limpar de forma eficiente para controlar os alérgenos. No "Manual da casa livre de alergias", a Organizer reuniu mais de 22 dicas poderosas para limpar a casa de forma correta e sem exageros.
Abaixo algumas das estratégias citadas pela profissional:
Troque a Vassoura pelo aspirador de pó com filtro HEPA ou a limpeza com o pano envolto no rodo: Em vez de espalhar partículas de poeira pelo ar com a vassoura, opte por aspirar tapetes, estofados e o piso regularmente. Essa prática eficaz ajuda a eliminar ácaros, poeira e pelos de animais, garantindo uma limpeza mais completa e reduzindo os alérgenos presentes em sua casa.
Higiene das Roupas de Cama para um Sono Mais Saudável: Lave lençóis, fronhas e capas de colchão, preferencialmente em água quente, semanalmente para eliminar ácaros e outros alérgenos.
Outra dica importante é deixar a cama desforrada, após levantar, para permitir a secagem da umidade das secreções noturnas, o que ajuda a reduzir a proliferação de ácaros.
Controle da Umidade para Prevenir o Mofo: Mantenha os níveis de umidade em casa abaixo de 50%, especialmente em áreas propensas ao mofo, como banheiros e porões, utilizando um desumidificador. Além disso, o uso de capas protetoras nos travesseiros ajuda a absorver secreções do ouvido, olhos e nariz, além de restos de cosméticos que são fontes de alérgenos.
Areje a casa semanalmente, deixando as janelas abertas por mais de 2 horas para renovar o ar.
Aposente o espanador e use pano úmido: Limpe superfícies duras, como balcões, mesas e pisos, com um pano úmido para remover poeira e alérgenos. Evite o uso de espanadores, pois assim como a vassoura, eles apenas suspendem as partículas no ar, em vez de removê-las completamente.
Reduza o Acúmulo de Bagunça para Facilitar a Limpeza: Diminua o acúmulo de itens desnecessários, pois eles podem dificultar a limpeza e acumular mais poeira, tornando-a menos eficaz. Manter uma casa organizada não apenas facilita a limpeza, mas também contribui para um ambiente mais saudável e livre de alérgenos.
Ao implementar uma rotina de limpeza regular e eficiente, você estará investindo na saúde e na economia em casa.
Quer saber todas as estratégias de limpeza da casa para evitar crises de rinite, sinusite, dermatite de contato e conjuntivite alérgica? Então clique no livro e compre o seu!
Comentários